Rua Padre António Vieira, Edifício da AAC, 3000-315 Coimbragefac.uc@gmail.com
IV Ciclo Formativo de Teatro Popular
PROGRAMA
DOCUMENTÁRIO “A MÁSCARA DE CORTIÇA”
De Tiago Cerveira
05 de Novembro 2020, Teatro da Cerca de São Bernardo
“Todas as aldeias da Serra da Lousã tinham sobreiros.No Entrudo, os velhos Cortiços eram utilizados como Máscaras.Corriam as aldeias de Góis para declamar as mordazes Quadras Jocosas.Era um dia em que valia quase tudo.”
O documentário aborda a tradição do Entrudo nas Aldeias de Xisto de Góis, na Serra da Lousã. A sua visualização será seguida de uma tertúlia que contará com a presença de Tiago Cerveira (realizador), Vasco Nogueira (coordenador geral do GEFAC), Jorge Lucas (da org. da “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”), e André Gago (actor).
OFICINA “ACTUAÇÃO PARA TEATRO DE RUA”
Por Amábile Maria
07 e 08 de Novembro (15h-18h), Sala B TAGV | LIPA
Oficina prática de curta-duração que pretende abordar os princípios de actuação para o teatro de rua através da construção de um corpo-máscara. Desenvolve-se a partir de exercícios técnicos que trabalham os estados de presença, escuta, improviso e jogo, necessários à prática do teatro de rua. Termina apontando um caminho possível para a construção de personagens dentro dessa linguagem, aproximando-nos assim o conceito de “corpo-máscara”. Destina-se a praticantes e estudantes de teatro, podendo ser frequentado pelo público em geral.
LABORATÓRIO DE CONFEÇÃO DE MÁSCARAS TEATRAIS
Por Amábile Maria e Gabriely Lemos
21, 22, 28 e 29 de Novembro, Cantina dos Grelhados, Edifício AAC
Laboratório técnico-colaborativo de construção e confecção de máscaras inteiras expressivas a partir da papietagem As máscaras inteiras expressivas geralmente trazem na sua composição características humanas, mas pelo fato de cobrirem o rosto inteiro do ator, acabam quase sempre por trazer semblantes com proporções e expressões muito maiores do que as humanas. No teatro, isso confere um carácter mais fantasioso e lúdico para as personagens. A buscar pela plasticidade e poesia de cada máscara é crucial para que o jogo cénico seja bem sucedido.
Serão dois fins de semana de imersão no mundo das máscaras teatrais. A partir de referências imagéticas do teatro popular brasileiro, da Commedia dell’arte italiana, do teatro popular português e de desenhos animados, cada participante da oficina desenvolverá a sua própria máscara.
IV Ciclo Formativo de Teatro Popular
PROGRAMA
DOCUMENTÁRIO “A MÁSCARA DE CORTIÇA”
De Tiago Cerveira
05 de Novembro 2020, Teatro da Cerca de São Bernardo
“Todas as aldeias da Serra da Lousã tinham sobreiros. No Entrudo, os velhos Cortiços eram utilizados como Máscaras. Corriam as aldeias de Góis para declamar as mordazes Quadras Jocosas. Era um dia em que valia quase tudo.”
O documentário aborda a tradição do Entrudo nas Aldeias de Xisto de Góis, na Serra da Lousã. A sua visualização será seguida de uma tertúlia que contará com a presença de Tiago Cerveira (realizador), Vasco Nogueira (coordenador geral do GEFAC), Jorge Lucas (da org. da “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”), e André Gago (actor).
OFICINA “ACTUAÇÃO PARA TEATRO DE RUA”
Por Amábile Maria
07 e 08 de Novembro (15h-18h), Sala B TAGV | LIPA
Oficina prática de curta-duração que pretende abordar os princípios de actuação para o teatro de rua através da construção de um corpo-máscara. Desenvolve-se a partir de exercícios técnicos que trabalham os estados de presença, escuta, improviso e jogo, necessários à prática do teatro de rua. Termina apontando um caminho possível para a construção de personagens dentro dessa linguagem, aproximando-nos assim o conceito de “corpo-máscara”. Destina-se a praticantes e estudantes de teatro, podendo ser frequentado pelo público em geral.
LABORATÓRIO DE CONFEÇÃO DE MÁSCARAS TEATRAIS
Por Amábile Maria e Gabriely Lemos
21, 22, 28 e 29 de Novembro, Cantina dos Grelhados, Edifício AAC
Laboratório técnico-colaborativo de construção e confecção de máscaras inteiras expressivas a partir da papietagem As máscaras inteiras expressivas geralmente trazem na sua composição características humanas, mas pelo fato de cobrirem o rosto inteiro do ator, acabam quase sempre por trazer semblantes com proporções e expressões muito maiores do que as humanas. No teatro, isso confere um carácter mais fantasioso e lúdico para as personagens. A buscar pela plasticidade e poesia de cada máscara é crucial para que o jogo cénico seja bem sucedido.
Serão dois fins de semana de imersão no mundo das máscaras teatrais. A partir de referências imagéticas do teatro popular brasileiro, da Commedia dell’arte italiana, do teatro popular português e de desenhos animados, cada participante da oficina desenvolverá a sua própria máscara.
Cartaz do IV Ciclo Formativo de Teatro Popular
Partilhar
Próximos eventos
Não existem eventos agendados de momento.