O teatro popular é apenas uma das vertentes artísticas do GEFAC, tal como a música e a dança. Há 52 anos que o grupo se dedica à reinvenção das mais diversas formas de Cultura Popular. Pretendemos com este Ciclo Formativo de Teatro Popular criar um espaço dinâmico não só para novas aprendizagens, mas também de debate e incitamento para novos caminhos.
OFICINA de TEATRO SENSORIAL LABIRINTO
por Andrada Boldis da companhia romena Teatrul Labirint Asylum
O Teatro Sensorial Labirinto é uma forma de teatro experimental, interativo e sensorial, no qual se pretende criar uma ligação pessoal com cada espetador através de um contacto constante e direto.
Com raíz no Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal e nos trabalhos do antropólogo colombiano Enrique Vargas, o Teatro Sensorial Labirinto parte de um conceito desenvolvido nos anos 90 por Iwan Brioc, diretor da “The Republic of Imagination”.
Num espetáculo de Teatro Sensorial Labirinto o espetador é conduzido individualmente num percurso de momentos artísticos onde interage com as diferentes personagens e espaços, tornando-se ele próprio personagem e parte ativa na construção da história. Uma das experiências mais marcantes do Labirinto Sensorial passa por, a dada altura, vendar o espetador/participante. Com os olhos vendados os outros sentidos intensificam-se levando a um novo estado de presença. A partir daí cada espetador imagina a sua própria viagem.
19 e 21 de fevereiro Segunda e Quarta | 20h – 00h | LIMITE DE 20 VAGAS
OFICINA de COMMEDIA DELL’ARTE ITALIANA
por Angela Severino e Paola Cacace da companhia italiana Enanas de lanas
O workshop abordará o mais importante género de teatro popular italiano: a Commedia dell’arte.
Através das máscaras que representam diferentes personagens-tipo da sociedade faremos uma viagem entre os arquetipos humanos.
Abordaremos a máscara – fulcral na Commedia dell’arte – desde a sua construção à utilização pelo ator – tanto na criação de um corpo-máscara, como na importância que esta pode ter como ferramenta para o ator na construção da personagem nos mais diversos contextos teatrais. Também o contacto com movimentos e posturas próprias da Commedia dell’arte pode constituir um importante recurso para o desenvolvimento de outros desafios teatrais e performativos.
23, 24 e 25 de fevereiro Sexta | 21h – 23h | Origens e heranças da Commedia dell’arte , Apresentação das principais máscaras | SEM LIMITE DE VAGAS Sábado e Domingo | 15h – 18h | jogos teatrais; abordagem de algumas posturas na construção de um corpo-máscara | LIMITE DE 16 VAGAS
Local | Sala de ensaios GEFAC no piso 0 do edifício da AAC
Participação gratuita mediante inscrição prévia em gefac.uc@gmail.com
« All Eventos
Ciclo Formativo de Teatro Popular | GEFAC
19 Fevereiro, 2018 @ 20:00 - 25 Fevereiro, 2018 @ 18:00
Evento Navegação
O teatro popular é apenas uma das vertentes artísticas do GEFAC, tal como a música e a dança. Há 52 anos que o grupo se dedica à reinvenção das mais diversas formas de Cultura Popular. Pretendemos com este Ciclo Formativo de Teatro Popular criar um espaço dinâmico não só para novas aprendizagens, mas também de debate e incitamento para novos caminhos.
OFICINA de TEATRO SENSORIAL LABIRINTO
por Andrada Boldis da companhia romena Teatrul Labirint Asylum
O Teatro Sensorial Labirinto é uma forma de teatro experimental, interativo e sensorial, no qual se pretende criar uma ligação pessoal com cada espetador através de um contacto constante e direto.
Com raíz no Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal e nos trabalhos do antropólogo colombiano Enrique Vargas, o Teatro Sensorial Labirinto parte de um conceito desenvolvido nos anos 90 por Iwan Brioc, diretor da “The Republic of Imagination”.
Num espetáculo de Teatro Sensorial Labirinto o espetador é conduzido individualmente num percurso de momentos artísticos onde interage com as diferentes personagens e espaços, tornando-se ele próprio personagem e parte ativa na construção da história. Uma das experiências mais marcantes do Labirinto Sensorial passa por, a dada altura, vendar o espetador/participante. Com os olhos vendados os outros sentidos intensificam-se levando a um novo estado de presença. A partir daí cada espetador imagina a sua própria viagem.
19 e 21 de fevereiro
Segunda e Quarta | 20h – 00h | LIMITE DE 20 VAGAS
OFICINA de COMMEDIA DELL’ARTE ITALIANA
por Angela Severino e Paola Cacace da companhia italiana Enanas de lanas
O workshop abordará o mais importante género de teatro popular italiano: a Commedia dell’arte.
Através das máscaras que representam diferentes personagens-tipo da sociedade faremos uma viagem entre os arquetipos humanos.
Abordaremos a máscara – fulcral na Commedia dell’arte – desde a sua construção à utilização pelo ator – tanto na criação de um corpo-máscara, como na importância que esta pode ter como ferramenta para o ator na construção da personagem nos mais diversos contextos teatrais. Também o contacto com movimentos e posturas próprias da Commedia dell’arte pode constituir um importante recurso para o desenvolvimento de outros desafios teatrais e performativos.
23, 24 e 25 de fevereiro
Sexta | 21h – 23h | Origens e heranças da Commedia dell’arte , Apresentação das principais máscaras | SEM LIMITE DE VAGAS
Sábado e Domingo | 15h – 18h | jogos teatrais; abordagem de algumas posturas na construção de um corpo-máscara | LIMITE DE 16 VAGAS
Local | Sala de ensaios GEFAC no piso 0 do edifício da AAC
Participação gratuita mediante inscrição prévia em gefac.uc@gmail.com
Detalhes
Organizador
Local
Coimbra, Coimbra Portugal + Mapa Google
Evento Navegação
Próximos eventos
Não existem eventos agendados de momento.